quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Quem ama protege. Então quem protege se doa.


Meu pai não é muito de dizer eu te amo. Acho que a grande maioria dos pais raramente falam essas palavras.
Isso acontece não porque eles não sintam isso de verdade. Simplesmente porque aprenderam assim.
Observo meu pai. Quantas vezes deixou de viajar pra que eu pudesse ir? Quantas vezes ficou doente, ao trabalhar pela madrugada, simplesmente pra que eu tivesse um futuro melhor que o dele? Quantas vezes ele aceitou meus gritos e impaciências para com ele? E você, lembra-se das vezes que ele te pagou o picolé e foi a pé pra casa te carregando no colo só pra te ver mais feliz?
Assim e o amor. É a expressão viva daquilo que muitas vezes insistimos em falar e que nunca vivenciamos.
Esse é o amor que sente por mim. Talvez o meu pai, como o seu, não seja bom com as palavras, mas, ao ver seus atos por mim, percebo instantaneamente o que ele quer dizer, ou melhor, o que ele está gritando.
Filho eu te amo. Eu te protejo. Amor tem tudo a ver com proteção. Quem ama quer o melhor. Quem ama quer que o outro se dê bem. Quem ama entende que a liberdade é o melhor caminho para qualquer vida.
Com tudo isso protege-se. Com o melhor, com as vitórias, com liberdade, paciência, misericórdia, aceitação. Com tudo isso, busca-se sempre a felicidade do outro. Busca-se forjar algo que ninguém poderá destruir.
Pois é impossível construir um muro contra as adversidades. Mas com o amor, os problemas não farão tanta diferença, pois uma barreira psicológica foi feita.
A vacina contra os pesadelos desse mundo foi instalada, e qualquer um está protegido contra as mazelas desse mundo, pois mesmo perdendo quase tudo, ainda restará a certeza de da sua importância e da existência de um belo caráter.
Esse é o amor que conserva e que protege, mesmo às vezes não estando perto. É ele quem perdura, que faz a vida ter sentido. É esse amor que percebo a cada dia.
O amor que quer bem.
E por querer bem, por desejar o melhor para o outro, que ele se doa. A proteção tem muito a ver com se doar.
Olhe para os pais. Como proteger uma criança ainda bebê? Doando um pouco (muito) de paciência e tempo cuidado dele.
Por um momento veja quem ama você. Muito da forma de amar está na proteção. Está também em se doar na busca pelo seu melhor.
Eu penso num bom cofre. Muitas vezes ele guarda uma das substâncias mais dura desse mundo, o diamante. Mas, se algo algum dia acontecer ao cofre, espera-se que este sofra o dano e que o conteúdo saia ileso.
Esse é amor que vejo. Que protege. E que para tanto, se doa.
Assim também é amor de Deus. Que nos guarda. Que se doou. Uma palavra não anda separada da outra.
Era impossível salvar o homem sem uma entrega. Pois quem se propõe a amar, conscientemente fica em uma situação de subserviência para o amado.
Assim foi Deus. Veio, e para nos proteger das ciladas do pecado, se entregou completamente.E essa história hoje ainda se repete a cada momento. Seja da parte do Criador, seja pelas criaturas que Ele fez, mostrando a cada dia que quem ama protege, e quem protege se doa.

3 comentários:

Bila disse...

eita... tinha tomado chá de sumiço... ainda bem q reapareceu... jah tava fazendo falta... xero

. disse...

o melhor texto que vc ja escreveu
:D
liindo!!!
feliz sábado!!

Mario César Pedrôso disse...

Otávio eu amo teu pai.