sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Vale a pena servir a Deus?



Falei uma frase que com certeza você já disse algum momento de sua vida. Ela foi mais ou menos assim: vale à pena servir a Deus.

E num instante veio à tona uma palavra que pareceu estar fora de contexto em relação ao resto da frase: pena.

No dicionário Michaelis, separei algumas palavras que representam bem o significado dessa palavra nesse contexto: castigo, punição, modo de repressão, aflição, sofrimento, contrariedade, desgosto, tristeza, desgraça, lástima, dentre outras.

Fiquei a pensar: como pode alguém servir a Deus e achar que isso é uma pena?

Pensando por esse ângulo somos até tentados a pensar que pessoas que pensam assim são retrógradas ou que não experimentaram toda a plenitude do Espírito, mas, de certa forma, eu e você somos reconhecidos por resmungar. Por achar tudo um grande desperdício.

Calma, pois posso até ver você pensando baixinho: “quem é esse cara metido a escritor e ainda por cima se achando um santo?” eu sou igualzinho a você. Alguém cheio de defeitos. Ou melhor, sou um defeito em alguém e para alguém. Bom é que Ele nem se importa com isso.

Ou melhor, Ele é a “chave inglesa” certa pra consertar defeitos extremos.

Vamos lá, pense, e veja como sempre estamos insatisfeitos com a nossa situação.

Você se lembra da última vez que após fazer algo maravilhoso por Deus e você precisava que algo extremamente simples acontecesse, como alguém depositar uma grana em sua conta e na data combinada, e a sua conta está sem fundos para um cheque que você passou? O que aconteceu?

E quando você saiu atrasado de casa porque resolveu passar 2 minutinhos a mais lendo a bíblia e quando chegou no ponto de ônibus o seu estava acabando de sair?

O que você sentiu nessas situações? Que Deus havia falhado, não?

Eu resmunguei. Fiquei bravo. Tinha certeza que Deus poderia ter resolvido o problema pra mim. Fiquei até a pensar em que momento eu havia pecado para que isso acontecesse.

Mas ainda pior é quando eu passo a pensar que o cristianismo poderia ser “mais fácil”. E fico até com certa inveja das pessoas que possuem um estilo de vida diferente do meu.

Porque as pessoas podem ir a festas quando eu não posso? E quanto à moda? Poderia ser mais fácil, não? E sobre a alimentação, por que tantas regras?

E assim o nosso mundo parece ter tornado um fardo. Lembra-se da pena no início? Ela também significa prisão. E é assim que muitos tem se sentido quando tentam viver uma vida ao lado de Jesus.

É difícil. Até parece que o caminho poderia ser mais tranqüilo. E o rumo parece ser eclipsado ainda mais quando lemos que todo aquele que quer ser servidor deve “tomar uma cruz” para estar ao lado do Mestre.

E muitos se sentem satisfeitos e até acham que o cristão que não sofre, simplesmente não está verdadeiramente ao lado de Cristo.

Mas o mesmo Cristo que pediu que levássemos uma cruz levou os nossos fardos. Ele simplesmente recebeu tudo aquilo que merecíamos e em troca ofereceu tudo aquilo que nunca estaríamos aptos a receber.

A isso chamamos de substituição.

As nossas enfermidades pertencem a Cristo.

Os problemas também.

As dores, os temores, aflições, desesperos e medos devem todos ficar com Ele.

Isso não significa que nunca mais teremos que enfrentar situações difíceis. Não disse isso. Nem pense isso.

O que eu digo é se Cristo é o nosso Grande Eu Sou, o General e o Deus que Tudo Pode, quando os problemas poderão nos abater?

Quando o morrer por cristo vai ser derrota?

Nunca. Nunca será uma “pena”. Pois Cristo salva e liberta. Cristo abençoa.

Acredite nisso. De verdade. Deus é o Senhor da vitória e com Ele não se encontra derrotados. Assim, satisfeitos estão os que servem a Deus.

Que possamos confiar plenamente na luz emanada do Espírito e que todas as coisas contribuem para o bem daquele que amam a Deus.

Um abraço a todos e que possamos estar sempre felizes e satisfeitos ao lado do nosso Deus nesse sábado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pensava sobre isso a poucos momentos.....e como questionei algumas coisas!!!!.....valeu a pena ter lido isso, como valeu!!! Interessante como Deus se preocupa com tantos detalhes!!!!....Vc tá de parabéns!!!Te admiro muito!!!