sexta-feira, 24 de abril de 2009

Estabilidade pela mudança


Qual o segredo para um casamento ser estável? A resposta está na falta de estabilidade.

É isso mesmo. Uma contradição. Isso porque estabilidade acontece em duas vertentes. Ela pode ser um estado ou se referir a uma qualidade, um modo de ser.

Enfim, qual então a fórmula mágica para um casamento duradouro?

É ser exatamente o que você não foi. Ou melhor, mudar a cada dia. Ser diferente. Quem sabe no papo. Um bom começo. O cabelo? Acho que fica ótimo. O café-da-manhã em um local diferente? Uma boa pedida.

Não dá pra ficar junto do mesmo sempre. Somos assim. Desejamos um pouco de mudança. A mudança induz a permanência. Soa estranho, mas, é verdade. É preciso se reinventar a cada dia. Fazer a mesma coisa mas de uma maneira diferente já salvou muitos casamentos, amizades, empresas e vidas por aí.

Vejam a s crianças. A cada dia inventam algo novo pra fazer. E a cada dia temos que rebolar pra fazê-las sorrir como no dia anterior.

Não dá pra ficar vivendo no passado.

É preciso prosseguir. Mudar, sentir, experimentar e até aceitar (por mais difícil do que possa parecer pra alguns) que a moda boca de sino já era. Perceber que aquela gravata quadrada de crochê já não cabe mais. Pochete? Nem pensar. A não ser que seja pra causar uma separação ou um infarto na sua alma gêmea ou no seu filho.

E não queremos isso queremos? Queremos algo diferente, que nos mova, que nos surpreenda, nos emocione. Deus também quer o mesmo de seus filhos. Já percebeu como ele gosta de lembrar-nos que fazemos parte de uma família? Por isso que o princípio para com Ele deve ser o mesmo.

Somos seus filhos. Esposas. Um bichinho. Ele é nosso pai. Nosso marido. E tenho certeza que não nos quer ver de bóbis todos os dias, durante trinta anos. Ou com uma meia-calça cheia de buracos na cabeça. Mas fazemos assim. Fingimos que Deus não se importa. Aceitamos que fazer simplesmente o feijão-com- arroz com ele já basta.

Ousamos até pensar que ser um dia foi bom pra Ele, então todos os outros serão ótimos. E não é assim. Queremos passar o resto de nossas vidas ao seu lado? Então é preciso investir. Mudar. Um filho de Deus inspirado por Ele certa vez disse: “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR”.

É impossível investir tempo e buscar um casamento com Ele e não ser diferente a cada dia. Pois Ele e nós nos moldamos, somos impulsionados e não permanecemos iguais. Ficamos melhores a cada dia.

Mas, se um dia a gente deixar de buscar esse algo mais, o casamento azeda. Não da parte dEle. Mas da nossa. Tudo vai ficando sem graça. Os momentos não têm mais o mesmo sabor. A sensação de conforto com a presença do outro vai embora e no lugar fica um terrível mal-estar com a chegada do outro, e o desejo é logo sair de perto.

E qual o segredo? Divórcio? Sair de casa?

Nada disso. Ele nos ama e nos quer ao seu lado. O segredo está em sempre tentar mais uma vez. Só que dessa vez, diferente. Ou melhor, sendo diferente. Dessa forma poderemos prosseguir, até o dia em que será tudo perfeito. E nesse dia, nunca mais o amor desse casamento esfriará. E por mais incrível que possa parecer, continuaremos a ser, ver e fazer coisas diferentes, pois somente assim, a estabilidade, que nessa era será sinônimo de eternidade fará sentido.

Um comentário:

Bila disse...

eu qria dizer q o texto está lindo, mas pra vc não enjoar dos comentários nem da amizade... ele está perspicaz e intrigante... ah,e lindo... gostou dos elogios? beijo