sábado, 28 de março de 2009

O maior valor



Qual a diferença entre um papel higiênico e uma cédula de 100 reais?

Pra mim é que um tem a ver com a lata do lixo e o outro com um passeio, presente, comida, objetos, entre outras coisas mais. Mas, pare pra observar por um momento...

O que é papel higiênico? Papel. Obvio. E a cédula? Papel.

Por que uma vale mais do que a outra se ambos são basicamente a mesma coisa? A resposta está em nossa disposição em valorar coisas. Sempre. No passado. No presente e no futuro.

Antigamente tinha valor quem ia pras guerras e voltava com muitas ovelhas. A mulher mais bonita? A mais cheinha, obvio! E quanto aos homens? O de maior bigode, ou o que fizesse mais voltas. Papel moeda? O que? Papel? Era papiro. E por muito tempo as pessoas pensavam que a solução para a escrita era a argila porque era mais dura e “resistente”.

E hoje somos assim. Qual o melhor emprego? O que paga melhor, sem dúvidas. A melhor pessoa? O que mais possui. O que me chama mais a atenção? O branco. Podemos ver muitos se perdendo nas escolhas de suas profissões, família, divertimentos e futuro porque baseiam suas opiniões em valorações antecipadas. E se concentram nisso. Para muito a vida ficaria sem graça se soubessem que não poderiam ter aquilo que sempre sonhou.

Qual a melhor garota? A mais bonita? A mais rica? E o melhor passeio tem que ser realmente na Europa? Quem é o parceiro ideal? Você só saberá quando começar a experimentar por um momento. Qual o melhor emprego? Talvez aquele pelo qual você sempre sonhou e estudou por vários anos pareçam sem sentido no momento em que você o experimenta. Isso não quer dizer que há problema em ter coisas que a maioria não tem, mas que simplesmente isso não é o mais importante, pois só saberemos o que realmente faz a diferença na nossa vida quando lá estivermos.

E como fazer quando isso acontece? Buscar as respostas. E pra nunca mais passar por isso? Buscar as respostas.

Sinceramente não vejo outras soluções além de Jesus. Ele é quem dá valor a vida. Coisas que antes pareciam sem sentido passam a ser importantes. Ele quem sabe antes de tudo o que é o melhor pra cada um. Nisso consiste a verdadeira sabedoria. Reconhecer quem sem Ele nada somos ou nada seremos. Quem sem o seu sangue, a vida seria apenas riscos e rabiscos de infelicidades. Ele é o melhor pra cada um.

Porque então não pedir a sua opinião cada vez antes de uma decisão? Muito seria diferente se cada vez o buscássemos nas situações em que nos vemos num beco sem saída. Se estivéssemos ao seu lado sempre, pessoas teriam mais valor, cores e posições teriam cada vez menos importância e muitos outros seriam mais amados.

 Ele é a solução. Ele é o maior valor pra qualquer vida. Com Ele ao nosso lado, saberemos de antemão o melhor para nós. Saberemos que papel é somente papel e que a verdadeira diferença estará apenas com que olhos o vemos: os nossos, ou os DEle. Espero que possamos enxergar com o correto.

4 comentários:

Bila disse...

primeirona a comentar!!!! texto massa... temos q refletir realmente qual vai ser o destino dos nossos atos e escolhas na vida... xero

Andréa disse...

Pena que esses textos só estão saindo aos sábados..ou domingos (os seus e os de bila)...vcs não tem noção do quanto eles fazem bem!!!!! vcs são inspirados!!!! Sou viciada neles!!!! beijão e boa semana pra ti!!!

Mario César Pedrôso disse...

Valeu mano. Papel moeda pra vc.
Abraço

Anônimo disse...

voltando a comentar e tentando postar...kkkkk.... ótimo texto... Deus te abençoe mano brown.. abraços