quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Experimentar é preciso



Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê. João 1:46.

Alguns de meus amigos descobriram um lugar dos sonhos pra muito marmanjo que gosta de comer muito e pra muita mulher esperta que gosta de sair com o namorado e ainda economizar um pouco.

É uma pracinha, a uns 7 km do local onde nos encontramos. Não é muito longe, mas, entre 200 e 400 metros desse nosso ponto de encontro existem pelo menos 30 opções para comer.

Qual o segredo? Preço. Onde se comeria um, come-se pelo menos três. E maior. O ambiente? Propício pra um bom bate-papo. E certamente nunca estará super lotado. Ao convidarmos novos amigos, eles duvidam, outros nem vão, mas, os que topam, certamente voltarão.

O interessante foi que o primeiro provou, levou alguns, e outros agora também convidam.

Fico a pensar que isso acontece sempre conosco. Duvidamos do simples. Duvidamos da procedência. Ouvimos histórias e evitamos o contato. Aceitamos depoimentos como verdades eternas. E rotulamos. A tudo e a todos.

Mas, o convite está lançado. Pode do comedor sair comida? Do forte sair doçura? Da desgraça a vitória? Da perplexidade a solução? Do comum o incomum? A resposta também foi lançada: “vem e vê!”.

O chamado de Jesus pra nós é: experimentem. Conheçam aquilo em que crêem. Experimentem de verdade. Experimente a Ele de verdade! Com gestos simples. Porque nem sempre as coisas que consideramos de pouco valor são tão pobres ou vazias quanto achamos. Às vezes, Jesus pode falar conosco nas coisas mais banais e corriqueiras, e por desprezarmos isso perdemos ótimas oportunidade de receber bênçãos e felicidade.

Pode ser um verso bíblico. Uma música. Um convite. Um e-mail. Uma conversa. Uma oração. A distância de uma escolha define nosso dia e quem sabe a eternidade. Não espere a semana de oração do século. O líder de jovem que vem a cada ano. O sermão que balança as paredes de sua igreja. Invista no comum. No simples. Até mesmo no desprezado.

Experimentem. Provem. Venham e recebam. O convite está lançado, pois é assim que o Mestre deseja falar conosco. É assim que o mestre deseja que façamos a todos os nossos semelhantes: vão e vejam. Não esperem, muito menos observem de longe. Rotulando. Acompanhando sem nunca experimentar. Conheçam mais do outro. Saibam a essência. Esse é o seu convite.

Se assim fizermos, Deus promete coisas incríveis pra nossa vida. Assim, vá e não serás decepcionado.


-- Princípio: É preciso experimentar a Deus de verdade, em todas as situações, até nas mais corriqueiras. Ir, ver e esperar. E depois sentir suas bênçãos.

-- Questão: Quais as coisas corriqueiras do meu dia-a-dia que poderiam me levar pra mais perto de Jesus?

--Sugestão: separe 15 minutos pra ler a bíblia. Ore pelo menos 6 vezes no dia. Conte um fato engraçado pra Jesus. Faça novas amizades. Procure um lugar que sirva comida boa e barata e avise para os amigos.


Nenhum comentário: