sexta-feira, 24 de abril de 2009

Estabilidade pela mudança


Qual o segredo para um casamento ser estável? A resposta está na falta de estabilidade.

É isso mesmo. Uma contradição. Isso porque estabilidade acontece em duas vertentes. Ela pode ser um estado ou se referir a uma qualidade, um modo de ser.

Enfim, qual então a fórmula mágica para um casamento duradouro?

É ser exatamente o que você não foi. Ou melhor, mudar a cada dia. Ser diferente. Quem sabe no papo. Um bom começo. O cabelo? Acho que fica ótimo. O café-da-manhã em um local diferente? Uma boa pedida.

Não dá pra ficar junto do mesmo sempre. Somos assim. Desejamos um pouco de mudança. A mudança induz a permanência. Soa estranho, mas, é verdade. É preciso se reinventar a cada dia. Fazer a mesma coisa mas de uma maneira diferente já salvou muitos casamentos, amizades, empresas e vidas por aí.

Vejam a s crianças. A cada dia inventam algo novo pra fazer. E a cada dia temos que rebolar pra fazê-las sorrir como no dia anterior.

Não dá pra ficar vivendo no passado.

É preciso prosseguir. Mudar, sentir, experimentar e até aceitar (por mais difícil do que possa parecer pra alguns) que a moda boca de sino já era. Perceber que aquela gravata quadrada de crochê já não cabe mais. Pochete? Nem pensar. A não ser que seja pra causar uma separação ou um infarto na sua alma gêmea ou no seu filho.

E não queremos isso queremos? Queremos algo diferente, que nos mova, que nos surpreenda, nos emocione. Deus também quer o mesmo de seus filhos. Já percebeu como ele gosta de lembrar-nos que fazemos parte de uma família? Por isso que o princípio para com Ele deve ser o mesmo.

Somos seus filhos. Esposas. Um bichinho. Ele é nosso pai. Nosso marido. E tenho certeza que não nos quer ver de bóbis todos os dias, durante trinta anos. Ou com uma meia-calça cheia de buracos na cabeça. Mas fazemos assim. Fingimos que Deus não se importa. Aceitamos que fazer simplesmente o feijão-com- arroz com ele já basta.

Ousamos até pensar que ser um dia foi bom pra Ele, então todos os outros serão ótimos. E não é assim. Queremos passar o resto de nossas vidas ao seu lado? Então é preciso investir. Mudar. Um filho de Deus inspirado por Ele certa vez disse: “Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR”.

É impossível investir tempo e buscar um casamento com Ele e não ser diferente a cada dia. Pois Ele e nós nos moldamos, somos impulsionados e não permanecemos iguais. Ficamos melhores a cada dia.

Mas, se um dia a gente deixar de buscar esse algo mais, o casamento azeda. Não da parte dEle. Mas da nossa. Tudo vai ficando sem graça. Os momentos não têm mais o mesmo sabor. A sensação de conforto com a presença do outro vai embora e no lugar fica um terrível mal-estar com a chegada do outro, e o desejo é logo sair de perto.

E qual o segredo? Divórcio? Sair de casa?

Nada disso. Ele nos ama e nos quer ao seu lado. O segredo está em sempre tentar mais uma vez. Só que dessa vez, diferente. Ou melhor, sendo diferente. Dessa forma poderemos prosseguir, até o dia em que será tudo perfeito. E nesse dia, nunca mais o amor desse casamento esfriará. E por mais incrível que possa parecer, continuaremos a ser, ver e fazer coisas diferentes, pois somente assim, a estabilidade, que nessa era será sinônimo de eternidade fará sentido.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Arriscando

Esse é o pensamento do meu dia. Por que não dizer, do meu ano?
------
"É muito melhor arriscar coisas grandiosas,
alcanças triunfos e glórias
do que formar fila com os pobres de espírito
que não sofrem nem gozam,
porque vivem em uma penumbra cinzenta
onde não se conhece a vitória nem a derrota."
Franklin Roosevelt
------
Arriscar é uma necessidade para aqueles que não querem ficar parados, pois é muito melhor errar tentando, do que ter alguma certeza sem nunca ter tentado algo, que nos impulsione, que nos faça melhor. Portanto, estou arregaçando as mangas. E sugiro que você faça o mesmo.
Viva transpirando.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Mudança radical


Vocês conhecem a Nokia, umas das maiores e melhores fabricantes de celulares? Pois antes de ser uma referência nesses aparelhinhos eletrônicos, ela fabricava papel higiênico. Isso mesmo o que você leu. Papel higiênico.

Qual o segredo da mudança?

Coragem, persistência e boa dose de ousadia. Palavras em decadência nos nossos dias.
Mudança, inovação e novas idéias são prontamente aclamadas por muitos como absurdos e impossíveis. Fazem-nos até pensar que o melhor está reservado apenas para os supostos iluminados.

Nada disso. O melhor é de todos. Todos o possuímos, só que em algum momento a covardia tomou conta dos nossos corações.

Lembram-se de Calebe? Ele disse: subirei e tomarei aquela montanha, mesmo com inimigos maiores e mais fortes do que eu! Essas eram as suas palavras! Esse era o seu espírito. Lembram-se de Paulo? Tinha tudo para ser um rico desconhecido de Roma. Largou tudo, e apesar das dificuldades, viveu feliz e faz viva a sua história ainda hoje cada vez que alguém lê ou conta sobre ele o seu amor a causa ao redor no mundo.

Covardia e medo sem dúvida por vezes passava pela cabeça desses homens. Mas eles prosseguiam, com os seus olhos apenas no alvo, naquilo a ser conquistado e nada nem ninguém poderia impedir isso, pois lutavam ao lado do maior vitorioso de todos: Jesus Cristo.

Esse mesmo Jesus que se unindo ao Pai e ao Espírito, deixaram o trono, venceram a distância, a subjetividade e no melhor da definição da palavra ação viveram o sonho. Arriscaram. Venceram e nos dão o exemplo ainda hoje.

E o que se passa conosco? Sentimos medo de tentar e sair do comodismo. Sentimos medo do que os outros dirão. Sentimos medo do desconhecido, do impalpável. A dureza de algumas palavras nos faz pensar que temos apenas um papel comum nesse mundo e que simples objetivos e as grandes glórias são indesfrutáveis. Faz-nos ter a certeza que uma vida de realizações e felicidades estão distantes da nossa realidade.

Mas, as boa notícia é que não precisa ser assim. Somos atores das nossas vidas e podemos escrever o roteiro do jeito que quisermos. Ah, óbvio que reescrever (como fez a Nokia quando decidiu mudar) a história é válido do mesmo jeito.

Tudo depende das nossas escolhas, pois Deus não fará nada mais do que Ele já fez. Ele não muda, e nEle não há variação nem mudança. A salvação não é mutável. A nossa condição em relação a ela, sim. Parafraseando Abraham Maslow, posso dizer que “o homem salvo não é um homem comum ao qual se acrescentou algo. Salvo é o homem comum ao qual nada se tirou”.

E nessa condição de filho de Deus, de atores e escritores, traçaremos o melhor para as nossas vidas. Precisa de mudança? Tente, persista, transpire, consiga. Está salvo e em contato com o mestre? Persista nessa vitória, porque quanto a mim, prosseguirei para o meu alvo, serei grande naquilo que ele já reservou e não quer que eu mude (a minha salvação e dos meus semelhantes), e serei grande naquilo que ele me deixou traçar.

Faça o mesmo. Prossiga. Sacuda a poeira, saiba o melhor para a sua vida, pense grande e seja feliz. Seja Nokia.