
“Bem aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios. (...) Antes o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita e dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, e tudo quanto ele faz SERÁ BEM SUCEDIDO”. Salmos 1:1-3
O que é sucesso pra você?
Na novela, sucesso é derrotar a vilã, ficar rica, morar no Leblon, e terminar com o galã da história, isso sem contar com o final feliz, com toda família e amigos reunidos esquecidos das mazelas sofridas durante a trama.
Para Hollywood, sucesso é tomar todas, ser meio desequilibrado, meter bala em todo mundo, ludibriar a polícia e os bandidos, quebrar a banca e ainda ficar com a bonitona.
Para os aficionados pela Tv, sucesso é parecer-se com o astro preferido, mesmo sabendo que ele está em uma clínica de recuperação, não fala com a família, trata mal todos os fãs e que odeia a vida.
Já o ladrão, considera sucesso roubar a bolsa de alguém e não ser pego. Quem sabe para alguns é cantar numa banda de rock, ser sorteado na mega-sena, conhecer vários países ou possuir um objeto de edição limitada que apenas 7 pessoas em diferentes partes do mundo possuem.
No mundo “real”, sucesso é ter um bom emprego. De preferência um público, que exija nível superior e que pague não menos que uns 10 mil reais. É preciso ainda possuir um bom carro, roupas e um celular da moda, uma casa pelo menos alugada, mas que sirva para passar um tempo com os amigos e com a namorada, que por sinal, tem que ser uma que tenha carreira de modelo ou que pelo menos tenha tentado seguir esse caminho ou que possua o perfil.
Mas, enfim, o que não é sucesso?
Olhe para a bíblia. Veremos um monte de imagens do que não é sucesso.
Para os líderes da Babilônia reunidos no campo de Dura, não era sucesso algum ir contra a ordem do rei. Mas três jovens foram. E os três foram interrogados e considerados culpados. Aceitaram a pena. Fornalha tão aquecida, que os que foram jogar esses três coitados dentro dela pereceram. Com certeza, ser queimado vivo não era sucesso pra época.
Olhe para a história. Lá você verá José, um garoto odiado pelos irmãos. Ele não teria o direito à primogenitura, pois não foi o primeiro a nascer. Não teve direito a uma mãe, que havia morrido no momento do nascimento do seu irmão. Não teria o direito a uma vida decente, pois seus outros irmãos o venderam como escravo e contaram ao seu pai (o único que se importava com ele) como havia sido despedaçado pelas feras.
Essa é uma historia de sucesso? Sem dúvida nenhuma parece mais história de um grande fracassado.
Veja mais. Já ouviu falar num desgraçado chamado Moisés? Imagine, por 40 anos ouvir críticas e lamentações de um povo duro, composto de mais de 1 milhão de pessoas. Imagine ser o portador de boas e más notícias para um povo que nunca estava pronto para ouvir repreensões. Imagine sonhar com um lugar, e no fim, após suportar tão pesado cargo, ser impedido de possuir a sua herança junto com seus irmãos.
Imaginem Moisés suplicando a Deus a sua aprovação para a entrada. Parecia justo. Era merecido. Mas, Deus não permitiu.
E para muitos, quando Moisés subiu para morrer no monte que dava uma bela vista da terra prometida, viram naquela cena, um dos maiores exemplos já visto para o significado para a palavra fracasso. Tão perto, mas, tão longe.
Permitam-me um último exemplo para falta de sucesso.
Quero falar agora de um Galileu. Nascido em uma pequena cidade, caçado como um malfeitor ainda bebê, criado em uma cidade com uma péssima fama (Nazaré) localizada em uma região ainda mais complicada (Galiléia), considerado como um louco pelos irmãos, e mesmo quando procurava ajudar, era criticado por todos aqueles que não mereciam a sua atenção.
Espere aí. Ainda continua. Veja como as pessoas ficavam ao seu redor apenas por interesse. Esperavam que fosse o rei. Foi aclamado como tal. Mas ao fim, foi cuspido, injuriado, injustiçado e sofreu a pior morte de todas: morte de Cruz.
Experiência de sucesso? Será que você compraria um livro escrito por alguns desses personagens, cujo título fosse: ‘como alcançar o sucesso’?
Nem eu. Mas, e o que quer dizer tal frase acima, quando diz que os filhos de Deus serão bem-sucedidos (V. 3)? Será que estão certas todas as denominações que pregam a prosperidade como prova da presença do espírito em sua vida?
Acho que não. Veja os exemplos acima. É preciso ir mais além, mais fundo para entender o que é o sucesso. Vá adiante. Leia Salmo 1 completo.
Ande mais um pouco. Volte na história. Deixe ser impressionado por Jesus. Seja transportado para todos os momentos descritos acima. Veja José coroado como rei. Vá mais adiante e veja os três amigos de Daniel andando dentro da fornalha com o próprio Deus ao seu lado. Que experiência!
E quanto a Moisés? Quanto o admiro. E quanto admirado ele deve ter ficado, ao ser acordado e levado para o céu, e ao invés de morar mais alguns anos na terra de Canaã, morar para sempre com Jesus no céu.
Isso não significa que nunca tenham sofrido. Pelo contrário, sofreram muito mais do que alguns de nós sofrerá. Isso nos mostra que o Cristo nos oferece é muito superior o que nos é oferecido. Mesmo que às vezes não pareça.
Isso sim é sucesso. Não tenha medo. Devemos ser iguais a eles. Os contextos mudaram, mas a essência é a mesma.
Veja-se sendo considerado um perdedor por não freqüentar certos ambientes, mas tendo sempre a consciência tranqüila.
Não se preocupe se todos o chamarem de tolo ao recusar uma ótima oferta de emprego que em troca produziria em você um coração arrogante e cobiçoso. Seja um fracassado. Evite esse ‘sucesso’.
Fuja ainda do brilho do dinheiro e da fama, se esta não estiver combinada com Jesus. Prefira a derrota. Deixe que as pessoas e satanás digam pra você o quanto você é um perdedor. E depois apenas observe.
Vejam o livramento oferecido pelo nosso Deus. Não espere receber aqui o sucesso que o mundo quer oferecer. Veja os exemplos. Fique com a certeza de que Cisto tem algo melhor pra você.
Imagine-se como um Moisés, que mesmo morrendo como um fracassado, através de Cristo, venceu a morte. Veja-se como Ana, como Isaías, como Paulo, como Manassés.
A história está aí. O escritor é você. O sucesso depende apenas da nossa escolha quanto ao certo ou quanto ao oferecido. Prefira o sucesso que somente Deus pode te dar. Esse não tem fim.
E lembre-se, que a história maravilhosa que Cristo traçou pra você ainda não foi totalmente escrita. Após a sua morte, Ele ressuscitou e te oferece de graça a salvação. A escolha é sua. A vitória ainda não foi completada porque ele espera a nossa decisão.
Que possamos escolher o sucesso que vem de Cristo e que possamos nunca desapontar o Espírito, ao duvidar que Ele tem sempre um plano melhor para cada uma das nossas vidas.